domingo, 24 de junho de 2012

Sankt hans. Seria isso a festa junina escandinava?

OIEEEE


Vcs viram q eu passei na prova oral de Noruegues? eu sou foda mesmo viu ahahhahah. Agora só falta o resultado da prova escrita (cenas dos proximos capitulos)

Então pessoas senta q lá vem a historinha

Hj comemora aqui uma parada q chama Sankthans e ontem foi Sankthansaften (tipo vespera de Sankthans) e ai lá fui eu pesquisar para ver do q se tratava e pelo jeito é a festa junina deles. Na real o dia q eles comemoram é a vespera (o Sankthansaften) o dia mesmo parece q não é tão importante quanto a vespera ahahahhahah.

Na real é tipo a comemoração do solstício de verão aqui (o dia com maior duração de luz solar). Ai é assim essa parada é comemorada desde sempre e é relacionada com o São João também. 
Ai eles vão para parques ou lugares assim e fazem churrascos (hamburgueres e salsichas ahahhahah) se divertem com familia e amigos e em muitos lugares eles fazem algum showzinho e coisas e tal.

Eles tambem comem umas paradas diferentes q depois q eu voltar da sogra eu conto melhor. pois ela convidou a gente para ir lá comer essas coisas hj.

Ai ele acendem enormes fogueiras. Aqui o ato de acender a fogueira é para espantar os espiritos do mal e as bruxas, pois diziam os povos que no dia de Sankthans os espiritos e as bruxas estavam soltos e podiam ir atormentar as pessoas, então para evitar o encosto (ehehheheh) eles acendem as fogueiras.
Fogueira em uma outra cidade aqui na Noruega -  http://www.vg.no

Essa já foi aqui em um parque na cidade - http://www.sa.no

Tb li q em muitos lugares aqui na Noruega eles mantem a tradição de fazer casamentos de mentirinhas, tanto entre adultos quanto entre crianças, e esses casamentos simbolizam o inicio de uma nova vida ou coisa parecida.

Essa foi a unica fotinho de casamentinho q eu consegui achar. Maior chique eles estão....até parece real ehehheheh - www.vg.no
Tb tem uma parada q se a mina colocar uma flor embaixo do travesseiro na noite do Sankthansaften ela sonhará com o homem com quem irá se casar. Tipo as paradas de Santo Antonio ai né? mas menos hard core afinal ai colocam o coitado do santo de ponta cabeça ahahhaahahahahha

Então voltei agora da sogra e eu até queria ter tirado fotinho da mesa mas fiquei com vergonha ehehheheh. Enfim eles comem uma parada q chama grøt que eh tipo um mingau sei lah. 

Ai esse grøt eh assim eles tem o Risgrøt, que eh tipo o arroz doce dai soh q sem açúcar e ai depois de pronto eles colocam açúcar, canela e um talo de manteiga por cima. E tem esse rømmegrøt que a gente come no dia de hj que, pelo que eu entendi, eh feito de nata (NAO SEI). Ai vc coloca no prato, poe um talo de manteiga, açúcar e canela. Eh gostoso mas eu acho muito gordo, e prefiro sem a manteiga. E eles comem isso tomando saft que eh tipo aqueles concentrados de alguma fruta q vc mistura com água e tem um suco. No caso ela fez de framboesa. 

E tb teve spekemat que são diferentes tipos de carnes secas e defumadas e um flatbrød que eh um pão tipo folha, na real parece uma bolacha bem fina gigante, mas eles chamam de pão. 

Alem disso ela tb colocou algumas frutas pra gente beliscar (morangos gigantes e DELICIOSOS).

Foi bem legal. Comemos e conversamos bastante. Sentamos na varandinha e estava uma chuvinha bem gostosa. Adorei.

Balanço final: acho q é as tradições são bem parecidas e parece que realmente o São Joao dai tem origens iguais as daqui. Mas como tudo no Brasil é melhor ai temos quentão, vinho quente, pé de moleque, paçoca, e todas aquelas comidas delicias.


Pois então é isso.
AHHHHH se liga nessa em um dos dias lá no camarim da peça eu tive a brilhante ideia de ligar o radio e ai começou a bendita da "Ai se eu te pego" ai um iluminado lá fala: "Adriana essa musica ai não é na sua lingua? Traduz ai pra mim" AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH  
Ai se eu pego esse Michel Têlô (é assim q eles falam aqui ahahhahahha) eu te ARREBENTO  ahahhahahha.


Bjs pra todos

5 comentários:

  1. Nossa, suuuuper interessante isso!
    Esses dias eu tava pensando mesmo se só exisita festa junina no Brasil....
    Esses noruegueses sao muito engraçados! hauhauha adoro ver essas coisas de cultura e tal...
    Posta mais sobre isso! hahahah
    :)))


    Beijo, Mandi!

    ResponderExcluir
  2. adorei as festas aí, parecem ser muito interessantes tambem!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda esse casamento de mentirinha... oun s2
    Mas que medo dessas fogueiras... olha o tamanho!
    Beijo, norueguesa :)

    ResponderExcluir
  4. minha irmã além de colocar o sto antonio de ponta cabeça, colocou-o dentro de um recipiente com água até a boca e tampou, o pobre do santo morreu afogado e até hoje ela não sabe pq não casou! rsrsrsr

    Tem um filme q se trata de uma bruxa, q seu espirito foi solto no solsticio e ela incorporou em uma "aprendiz de bruxa", essa moça invadida por outro espirito então tinha duas personas no mesmo corpo, ela quis se vingar da igreja q a matou, como muitas outras bruxas, e não é q a bruxa conseguiu! Matou todos do clero, cabra forte essa bruxa!!!! vou ver se vejo o filme na locadora p te falar o nome, ele é gravado em algum país nórdico, filmagem meio tosca mas enredo bom!

    parabéns pela prova! Vc tá sendo absorvida pela cidade! srsrrs

    Lu Thomaz

    ResponderExcluir
  5. Meu, se eu vejo esse Michel Teló na minha frente eu bato tanto, Dri... ele não sabe o inferno que fez na minha vida! hahahahha mas pelo que percebi quando meu namorado foi pra Alemanha foi que por aí toca (ou estava tocando) bem mais que aqui!! Tadinha de vc!
    Saudade! =)
    Bjinho

    ResponderExcluir