terça-feira, 18 de junho de 2013

Renato na Noruega Parte 3 – OSLO

Oie pessoas.

Olha a primeira vez q eu fui passear em Oslo eu achei a cidade uma gracinha total. Apaixonei muito. Mas hj em dia eu acho Oslo super suja, muito cheia, e um transito super desorganizado e tal. Isso é o que dá quando se mora na roça ehehheheh.

Mas lá fomos nos para o Nana ver a casinha do Rei, mas como o roteiro foi feito pela minha pessoa então iríamos visitar os museus q eu tanto queria ir.
Primeiro q chegamos mega cedo e o check in no hostel era só às 15, ai fudeu tudo neh. 

Como nao podiamos perder tempo, fomos passear um pouco e ir para os museus com as mochilas de 100 toneladas, pois caso contrário não conseguiríamos ver tudo.

Ai que andando meio sem rumo mesmo e começamos a procurar um lugar pra comprar um café e tal. Aiiiiii q do nada ficamos de cara com a prisao em Oslo. Como eu fiquei feliz. Tem uns filmes noruegueses aqui que são muito legais. Eu adoro, é tipo Os Trapalhões versão viking ehehhehheh. Chama Olsen Banden, que é tipo A gangue do Olsen. Então são três caras q tentam sempre roubar um cofre de algum lugar e tal. É um tipo mega simples de comédia, mas é bem engraçado (pra gente boba q nem eu). Ai que eu já ví todos os 14 filmes e eu adoro. E que q isso tem a ver com a prisao Adrianaaaa?
ENTAOOOOOOOOOOO é que todos os filmes começam com dois caras indo buscar o Olsen na prisão e como eu sou boba eu achei maior legal eu ter ido lá no lugar onde o filme acontecia ehehehheheh. Fim da historia.

A prisão

De lá fomos para os museus. O legal é que tipo os museus mais legais ficam em uma ilhazinha e ai fica lindo de ir pra todos eles. Como eu já tinha visitado o Vikingshipmuseet com a Amandinha (eh aquele com os barcos vikings e tal), dessa vez fomos visitar o Kon-Tiki e o Fram.

O Kon-Tiki é um museu sobre um cara fodão noruegues, Thor Heyerdahl. Esse cara era tipo fissurado em antropologia e zoologia e ai ele foi pra Polinésia com a esposa e filhos e tal.  E ai ele reparou q tinha umas esculturas lá semelhantes a umas esculturas no Peru e ai ele começou a pensar q talvez os primeiros habitantes da ilhazinha lá tinha vindo do Peru. Ai pronto né, todo mundo riu da cara dele pq falavam q não dava pra cruzar o Pacífico em uma “balsa”. Lá foi ele procurar gente para realizar a viagem com ele e tal (e neguinho pra financiar tb né). Ele fez questão de conversar com os velhinhos da ilha para descobrir como eles construiam a tal balsa e q tipo de material eles usaram. Ai q o cara viajou para o Peru com os outros tripulantes (tipo 5 ou 6) e construiram a balsa (ou jangada sei lá) e cairam no mar. Eles conseguiram chegar na Polinésia após 101 dias de viagem e o mais impressionante de tudooooo: o Thor não sabia nadar. Caraca maior meu ídolo já.

Resultado final: Ele conseguiu provar q TALVEZ o povo tenha vindo do Peru. AHHAHAHAH coitado, pesquisador sofre mesmo viu. Provar q talvez. Enfim a expedição rendeu um filme q ganhou um Oscar em 1900 e bolinha e é o unico Oscar q a Noruega têm. Ano passado lançaram um filme sobre a expedição e tal e o filme é lindo. Quem puder assista pq é muito bom mesmo. Ele tb concorreu ao Oscar, mas perdeu. No museu é possivel ver tanto a balsa Kon-Tiki (q tinha esse nome em homenagem ao deus inca do Sol) real e outras jangadas lá q ele usou em outras expedições. 
Preciso dizer q eu amei muito? Ehehheheheh.

Kon-Tiki

Tubarão-baleia. Isso pq durante a viagem uma dessas passou por debaixo bem pertinho da jangada.

O tio de pedra.

Nana e Roald Amundsen e seus companheiros

Era pra ser eu e o Amundsen q eu sou apaixonada né, mas acho q abracei o cara errado EHEHHEHE

Ai fomos para o Fram.

Que é um museu que tem o mesmo nome do navio q esta lá dentro. Esse navio foi usado para várias expedições polares, inclusive foi usado pelo meu outro super ídolo norueguês Roald Amundsen (q eu já escrevi sobre ele em um post a milhares de anos atrás e que a preguiça me impede de linkar). O Roald era total meu vizinho né. Da janela aqui eu consigo ver onde ele morava e onde agora tem um memorial para ele, entao a gente é super conectado ehehheheh.

O museu é muito legal. Tem várias coisas legais, vários instrumentos utilizados e tal. E vc pode entrar no navio e olhar os quartinhos e tudo mais. Mas sem duvida nenhuma o mais legal é o mais besta. Deixa eu explicar.
Ai q tem uma porta lá maior misteriosa com várias placas de cuidado. Tipo: “Cuidado temperaturas sub-zero” “Grávidas e pessoas com epilepsia não devem entrar” “Se vc entrar, o problema é seu” “Vc vivenciará um barco encalhado e tal, no maior frio e vc vai morrer de medo” AHAHHAHHA
E ai q meu irmão e eu ficamos na porta bem uma meia hora pensando se iríamos entrar ou se não. Ai meu irmão falou q era melhor esperar alguem entrar e ver se a pessoa sairia viva ahahhahah e eu com medo das minhas coisas quebrarem com tanto frio q eles falavam q era lá dentro ahahhahahhaha (cara eu estou aqui me matando de chorar de tanto rir lembrando da mulice).
O pior eh que tinha um barulho foda lá dentro, tipo uma pessoa gritando ou algo do tipo, maior assustador. Ai q um cara chegou e simplesmente (como se a vida dele não estivesse em perigo) apertou o botão a porta abriu e ele entrou. Mega corajoso ehehheheh. Ai depois de 40 segundos ele saiu inteiro e com cara de normal. Então a gente juntou a coragem e entramos. Agora não vou falar como foi, pra vcs ficarem curiosos e visitarem o museu tb ehehehhehehhe.

Olha a gente de explorador ai.
Coitado do Urso, bem no cantinho de tudo.

Roupitchas utilizadas

Fram

Eles tem umas miniaturas mega fofas da exploração.

Os pinguinzinhos.
A placa do terror.

Ai quando terminamos o passeio fomos direto para o hotel pra deixar as mochilas (minhas costas já estavam dormentes nesse momento de tanto peso) e partir para o castelo do Reizinho.
Ai foram aquelas coisas normais de turista: castelo, walking street, o parque das esculturas lá, parlamento, teatro e coisas do tipo, tudo foto q eu já postei por aqui né.

Nós e Oslo

No outro dia ainda conseguimos ir lá na opera e dar uma voltinha antes de zarpar. E ficar feliz por cinco horas de trem porque andamos muito para fazer Oslo em dois dias vendo as principais coisas. E todas as obras ahahahhha pq oh lugarzinho q tá sempre em obras viu (ainda bem q meu irmão viu um alce pq senão iria falar q deveria ter de suvinier aquelas plaquinhas de "homens trabalhando" e não de "alce na estrada" ahahahhha)

E foi isso. Próxima parada Estocolmo.

Bjsss

2 comentários:

  1. Dri, adorei o post. Fiquei com muita vontade de visitar o museum Kon-Tiki e o Fram. Me conta o que tem lá dentro do quarto, por favor!!! Morri de rir quando li que vocês e Thor são super conectados kkkkkk

    Tô doida pra ver o post sobre Estocolmo, morro de vontade de ir lá! beijos :)

    ResponderExcluir
  2. AHuahuhauh... belo post!!!
    Oslo e suas obras... rsrs, mas nada melhor que nossas andanças e os museus... hahaha dois panacas com medo de entrar na sala hahaha...

    Muito bom o FRAM, e dentro da sala o melhor é... (visitem para saber rsrs)... Mas ter um museu de um cara que descobriu que TALVEZ algo aconteceu, é foda... hahah

    ResponderExcluir